Município de Silves inicia trabalhos de conservação e restauro nos Paços do Concelho

 

dsc_0684

Os trabalhos iniciam-se já neste mês de Outubro. Numa primeira fase com a montagem de andaime adequado pela empresa Soandaimes, iniciando-se de seguida a intervenção, a cargo do Serviço de Conservação e Restauro da Divisão de Cultura, Turismo e Património daquele Município.

A intervenção deverá estar concluída até 30 de Novembro e o seu objetivo principal é a estabilização material, sendo desenvolvidos alguns procedimentos que se prendem com questões de ordem estética. Assim, as principais fases de tratamento são: limpeza mecânica do estuque, consolidação e fixação, a reconstituição  de elementos decorativos e preenchimentos de lacunas de suporte.

Pretende-se que a autenticidade, historicidade e princípio da intervenção mínima sejam respeitados em qualquer fase de tratamento, mantendo as marcas do tempo e devolvendo uma melhor leitura estética à obra. Os princípios de reconhecimento, reversibilidade e compatibilidade durante a intervenção são outras das premissas a seguir.

O risco eminente de destacamento de determinadas zonas do conjunto, a segurança de pessoas e a preocupação generalizada da comunidade municipal face ao aspeto de degradação de áreas concretas, são factores que contribuir para aquele Município intervir num dos espaços públicos mais utilizado no concelho, infelizmente ainda por classificar. Relembre-se que aquele edifício histórico foi afectado em 2012 pelo tornado que arrasou várias cidades do Algarve, tendo na altura recebido algumas obras de beneficiação após os danos causados.

Mais informações em http://www.cm-silves.pt/pt/noticias/2362/a-17-de-outubro—obras-de-conservacao-e-restauro-dos-estuques-da-cupula-dos-pacos-do-concelho-iniciam.aspx

 

 


Comments are disabled.

%d bloggers like this: