Encontro CONJUNTOS MONÁSTICOS, RECUPERAÇÃO E REUTILIZAÇÃO – 25.10.2013 Alcobaça

monásticos
Durante séculos, os espaços conventuais constituíram sinónimo de refúgio, recolhimento e oração; fundamentais na sua vocação espiritual e assistencial, foram, desde os primórdios, locais de aprendizagem, de criação, de defesa em tempos de guerra, de preservação do saber, enquanto, em simultâneo, elementos definidores do espaço e geradores de cidade. O delicado equilíbrio entre homem e território estabelecido nestes microcosmos rompeu-se nos tempos modernos, mas a escala, a memória e a presença destes conventos e destes lugares continuam, pese embora a mudança de paradigmas e de funções, a ter um papel basilar como forma de apreensão do real e de caracterização do espaço: hoje, alterados por séculos de vivências diversas, perderam em grande parte a sua função catequética e religiosa e albergam novos usos e novas práticas. Resgatados da ruína, abandonados ou convertidos a novas funções, que sentido, hoje, para estes monumentos?

O Encontro CONJUNTOS MONÁSTICOS, RECUPERAÇÃO E REUTILIZAÇÃO, a ter lugar no Mosteiro da Alcobaça (Refeitório), no dia 25 de Outubro de 2013, procura responder às múltiplas questões levantadas em torno desta temática, apresentando casos e reflexões de investigadores e especialistas, e promovendo um debate que se pretende alargado entre os participantes.
Os interessados em participar no Encontro deverão inscrever-se através da plataforma disponibilizada para o efeito no endereço http://www.patrimoniocultural.pt/CMRR/ até dia 18 de outubro ou quando a lotação da sala estiver completa.
As inscrições serão gratuitas e limitadas à capacidade da sala sendo, por isso, consideradas por ordem de recepção.
Serão distribuídos Certificados de Participação no Encontro.
Informações de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 através dos telefones: 21 361 43 23 / 24 / 27 / 88 ou
dos E-mails: mbotto@dgpc.pt | ilopes@dgpc.pt


Comments are disabled.

%d bloggers like this: