Museu Rainha Sofia avalia estado de conservação de obra de Miró

sem nomeA obra “Mulheres e pássaros à noite”, de Juan Miró, no Museu Reina Sofia (Madrid), está a ser objecto de uma análise rigorosa antes de ser iniciado o processo de restauro. Para tal, está a ser utilizado um robot – o “Pablito” – já utilizado na recuperação de Guernica, de Pablo Picasso.
As imagens, feitas com raios infravermelhos e ultravioletas, vão ajudar os especialistas a determinar o estado de conservação da obra de Miró, datada de 1974.
O robob mede nove metros de comprimento, 3,5 metros de altura e pesa 1,2 tonelada. No caso de Guernica, Pablito tirou 22 mil fotos, que estão a ser analisadas nos ateliês de restauro do Museu.
Segundo José Garcia, chefe dos serviços de restauro do Museu, é possível “determinar com precisão extrema o estado do quadro, obter informações sobre as diferentes camadas de tinta, saber os problemas existentes, ou simplesmente a maneira como ele foi executado”.

Fonte: http://www.pportodosmuseus.pt/?p=81340&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+pportodosmuseus%2FrxgW+%28pportodosmuseus%29


Comments are disabled.

%d bloggers like this: